Mesmo sendo um dos nadadores mais fortes, o Cão chegou em décimo primeiro lugar porque parou para brincar e tomar banho na água.
Não apenas exuberante e brincalhão, o lado humanitário do Cão é destacado em outra história. Quando o Cão tinha nove caudas, ele se infiltrou no Céu para roubar grãos para a humanidade, mas os guardas do céu cortaram oito de suas caudas enquanto ele estava escapando. O Cão levou os grãos de volta para a Terra presos em sua cauda restante — e é por isso que as espigas de grãos se parecem com a cauda de um cachorro.
Aqueles nascidos no ano do Cão são leais e corajosos, com um senso inato de dever. Eles podem não procurar posições de liderança, mas frequentemente são escolhidos como líderes devido ao seu senso imparcial de justiça, inteligência, diplomacia e determinação em lutar pelo que sabem ser certo.
Os Cães são conhecidos por terem uma habilidade aguçada para discernir imediatamente as motivações subjacentes das pessoas e situações, e podem ser temperamentais quando os outros não possuem seu alto padrão moral. Os Cães são possivelmente os menos materialistas dos signos e não são motivados pelo dinheiro, embora sejam habilidosos em ganhar o que precisam.
Os Cães são animados, simpáticos, espirituosos, sinceros, diretos, cooperativos, protetores, prestativos e generosos. Eles geralmente são introvertidos. Os Cães são extremamente fiéis e solidários com amigos e familiares. Eles podem ser grandes preocupados e devem ter cuidado para não se tornarem pessimistas, cínicos, paranóicos, excessivamente agressivos, teimosos, frios, excessivamente críticos ou sacrificados.