Na grande corrida que garantiu seus lugares no Zodíaco, diz-se que o Galo, a Ovelha e o Macaco trabalharam juntos para cruzar a linha de chegada. O Galo encontrou uma jangada, e então o Macaco e a Ovelha a limparam de ervas daninhas e a levaram para a água. (É claro que você gostaria que o Macaco estivesse envolvido em qualquer plano, porque não só eles são muito divertidos, mas os Macacos também conseguem desvendar qualquer coisa e manter a energia de todos centrada e avançando.) Os três animais navegaram na jangada até a margem oposta e cruzaram a linha de chegada juntos. O Macaco ficou na nona posição.
O número nove é um número auspicioso na cultura chinesa, pois compartilha a pronúncia da palavra "eterno". Além disso, a Divindade do Macaco (ou Rei Macaco), um trapaceiro com incríveis poderes físicos e mentais, faz parte da mitologia chinesa há milhares de anos.
Aqueles que nascem no ano do Macaco têm um desejo de saber sobre tudo e têm o potencial de serem brilhantes em quase qualquer coisa. Eles têm uma memória prodigiosa, uma afinidade natural para aprender idiomas e a capacidade de resolver os problemas mais complicados. Eles são incrivelmente inventivos e têm sorte com dinheiro.
Os Macacos são encantadores e populares, com um senso de humor malicioso e inteligente, autoconfiança suprema e um desejo de serem o centro das atenções. Com sua exuberância contagiante, eles estão prontos para qualquer aventura ou desafio.
Os Macacos formam poucos laços estreitos e tendem a pular de relacionamento em relacionamento, mas podem ser leais e fiéis se realmente se comprometerem com alguém. Eles também podem ser desconfiados, arrogantes, oportunistas, erráticos, manipuladores, desonestos e totalmente egoístas.