O Tigre é uma criatura orgulhosa. Depois de lutar até a margem na última etapa da corrida que determinou seu lugar no zodíaco, o Tigre estava ofegante e exausto em terceiro lugar. Ele explicou o quão difícil foi nadar contra a correnteza e se gabou de sua força por ter conseguido.
O poderoso Tigre é destaque na mitologia e arte chinesas, geralmente retratado afastando o mal. Bebês recebem sapatos de Tigre para protegê-los, e amuletos de Tigre são conhecidos por dar coragem e afastar os três males: roubo, fogo e fantasmas.
O Tigre é conhecido como o Rei das Feras, e as três listras horizontais em sua cabeça representam o céu, as pessoas e a terra, com uma linha vertical cruzando e governando as três.
Tigres são conhecidos por sua energia poderosa. Eles são passionais, inteligentes, carismáticos, corajosos, ambiciosos e extremamente entusiasmados. Eles são independentes, preferem estar no comando e resistem à autoridade dos outros. Podem agir impulsivamente quando seguem seus intensos sentimentos.
Embora os Tigres queiram ganhar grandes conquistas, eles podem aprender a apreciar sucessos menores - mas, em última instância, a riqueza monetária não é o objetivo. O dinheiro não os impressiona, nem os motiva, mas eles geralmente acabam solventes e bem-sucedidos, e são conhecidos por sua generosidade. Tigres são francos, aventureiros e podem ser não convencionais.
Tigres podem ter uma certa inocência e otimismo. Eles podem ser genuínos humanitários com um profundo desejo de ajudar os necessitados, e seu entusiasmo pode ser contagiante para os outros. No entanto, eles devem ter cuidado para não se tornarem excessivamente agressivos, arrogantes, explosivos ou ansiosos. Eles precisam encontrar um equilíbrio onde possam viver sem sucumbir a paixões impulsivas.