(19 de agosto a 7 de setembro) Ptah é o décimo segundo e último signo do zodíaco egípcio. As pessoas nascidas sob este signo são geralmente práticas, trabalhadoras e têm habilidades de manifestação. Possuem uma conexão com a terra e são mestres na construção e criação.
Deus criador e artesão
Ptah é um dos deuses mais antigos e reverenciados do antigo Egito. Ele é conhecido como o deus criador e é considerado o patrono dos artesãos e dos artistas. Ptah era visto como o responsável pela criação do universo e por moldar a realidade com suas habilidades artísticas.
Representação antropomórfica
Ptah é geralmente representado como um homem de barba curta e vestindo um manto que envolve todo o seu corpo. Ele é frequentemente retratado com uma coroa alta, chamada de "capacete duplo", que é um símbolo de sua autoridade e poder.
Associação com Memphis
Ptah tinha uma ligação especial com a cidade de Memphis, no antigo Egito. Ele era considerado o deus principal dessa cidade e possuía um templo grandioso lá, chamado de Hwt-ka-Ptah, que significa "mansão do espírito de Ptah". O templo de Ptah em Memphis era um importante centro religioso e político do Egito antigo.
Deus da palavra criativa
Ptah era associado à palavra criativa e ao poder das palavras. Acredita-se que ele tenha criado o mundo por meio de suas palavras e pensamentos. Ele era considerado o deus que deu forma às coisas através de sua palavra e, portanto, era venerado como o mestre das palavras e dos discursos.
Habilidades artísticas
Ptah também era reverenciado como o patrono das habilidades artísticas e dos artesãos. Ele era considerado o deus dos arquitetos, escultores, ourives e outros artistas. Acredita-se que ele tenha ensinado aos humanos as técnicas e os segredos das artes e ofícios.
Curiosidade
Ptah era considerado um dos deuses mais poderosos do panteão egípcio e tinha uma reputação de ser um deus sábio e misterioso. Ele era conhecido por suas habilidades criativas e artísticas, mas também por seu conhecimento profundo dos segredos do universo.
Uma das características intrigantes de Ptah era o fato de que sua boca era considerada a fonte da criação. Acredita-se que Ptah tenha criado o mundo por meio de suas palavras e pensamentos, dando forma às coisas por meio de sua boca. Sua palavra criativa era considerada tão poderosa que os antigos egípcios acreditavam que o mundo físico e os seres vivos eram uma manifestação direta de seus pensamentos e palavras.
Essa crença na palavra criativa de Ptah reflete a importância da linguagem e da expressão verbal no antigo Egito. Acredita-se que as palavras possuíam um poder inerente de manifestação e que as palavras faladas corretamente tinham o poder de criar, moldar e influenciar a realidade.