Meditação dos Chakras: o que é, benefícios e tipos de Chakra
A meditação é a prática espiritual da quietude e da consciência. Não se trata tanto de silenciar a mente quanto de observá-la e se desprender dela.
Quanto mais forte for nossa capacidade de observar a mente sem reagir, mais permitimos que nosso subconsciente, intuição, sentidos psíquicos e conexão com o espírito despertem.
Existem muitas formas de meditação. Há a meditação silenciosa, onde se direciona a atenção para a respiração ou partes do corpo e observa gentilmente os pensamentos. Nas meditações guiadas, embarcamos em uma jornada além do mundo físico, onde visuais ajudam a focar e sintonizar com o espírito e a energia. As meditações caminhadas nos treinam a trazer consciência para nossos arredores, os visuais, os odores, os sons. A meditação com cânticos requer um mantra, ou uma frase ritualística, que é repetida ritmicamente para alcançar um estado de transe. A meditação em movimento incorpora música e dança para trazer consciência às energias do corpo e às frequências sonoras. Escrever, desenhar, criar, e até mesmo tarefas mundanas como dobrar roupas e cozinhar também podem ser formas de meditação. Métodos diferentes funcionam para pessoas diferentes, o objetivo principal é suavizar o pensamento, o analítico cérebro esquerdo e alcançar a paz interior e a atenção plena.
O que são chakras?
Os chakras são centros energéticos que percorrem o corpo, desde acima da cabeça até abaixo dos pés. "Chakra" vem da palavra em sânscrito que significa "roda" - os pontos são vistos como rodas porque giram no sentido horário, e quando sintonizados, alguém pode realmente sentir os vórtices de energia girando em seu corpo. Acredita-se que existam até 114 chakras em todo o corpo, mas há sete que governam os diferentes aspectos do nosso bem-estar físico, espiritual, emocional e psicológico. Cada chakra vibra em uma frequência específica, assim tendo diferentes cores e na verdade refletindo a sequência de cores de um arco-íris. Pense nos chakras como extensões do corpo físico: Assim como os pés são responsáveis por andar e correr, os pulmões pela respiração e os olhos pela visão, os chakras têm sua própria responsabilidade dentro do nosso sistema.
O significado dos 7 chakras principais
Chakra Raiz/Elemento Vermelho/Terra
Esse chakra está localizado na base da coluna vertebral. Ele governa nossa conexão com o mundo físico - nosso senso de fundamentação. Quando equilibrado, nos sentimos seguros e seguros. Todas as nossas necessidades são atendidas, e confiamos em nossa capacidade de prover para nós mesmos e para aqueles pelos quais somos responsáveis. Quando está fora de equilíbrio, nos sentimos temerosos e instáveis, e falta confiança na abundância universal.
Chacra Sacral/Elemento Laranja/Água
Este chakra está localizado em nossos órgãos reprodutivos. Ele governa nossas emoções, criatividade e sexualidade. Quando equilibrado, nos sentimos expressivos. Estamos em contato com nossas emoções e ouvimos suas mensagens, e desfrutamos do prazer físico (sexo, comida, etc.) de maneiras saudáveis e edificantes. Quando está desequilibrado, nos sentimos bloqueados criativamente, nos sentimos sobrecarregados por nossas emoções ou as enterramos e ignoramos, e carregamos julgamentos destrutivos sobre o prazer físico ou somos excessivamente indulgentes, às vezes propensos à dependência.
Chakra Plexo Solar/Elemento Amarelo/Fogo
Este chakra está localizado acima do umbigo e abaixo do peito. Ele governa nosso poder pessoal, autoconfiança e ambição. Quando equilibrado, nos sentimos motivados para o sucesso. Nos sentimos energizados, vivos e capacitados para nos expormos e mostrar ao mundo nossa luz. Quando está desequilibrado, podemos nos sentir apáticos, sem direção e letárgicos - ou sofrer de baixa autoestima.
Chacra Cardíaco/Elemento Verde/Ar
Este chakra está localizado no centro do peito. Ele governa nossa capacidade de amar - de dar e receber. Como o chakra intermediário, é a ponte com os chakras físicos inferiores e os chakras espirituais superiores. Quando equilibrado, nos sentimos compassivos e empáticos em relação a nós mesmos e aos outros. Nos vemos como amáveis e somos capazes de oferecer amor em troca. Quando está desequilibrado, nos sentimos indignos de amor, ou damos demais sem receber, e podemos nos apegar à raiva, ciúme e ódio.
Elemento Chakra da Garganta / Azul / Éter (Espaço)
Este chakra está localizado no centro da nossa garganta. Ele governa nossa capacidade de comunicar, de falar verdadeiramente e de ouvir atentamente. Quando equilibrado, agimos a partir de um lugar de integridade e falamos com clareza e honestidade. Ouvimos o que os outros têm a dizer e recebemos informações calmamente e com reflexão. Quando está desequilibrado, podemos evitar falar nossa verdade, ou falar alto mas de forma ineficaz. Podemos ouvir o que os outros dizem, mas não compreender o que realmente querem dizer.
Elemento Chakra/Índigo/Luz (Sombra) do Terceiro Olho
Este chakra está localizado entre as sobrancelhas. Ele governa a intuição, os sonhos e a visão psíquica. Quando equilibrado, vemos as coisas como realmente são em sua verdade. Temos habilidades de visualização forte e podemos ver algo se manifestar em nossa mente antes que se torne realidade. Estamos conectados à nossa voz interior e aos nossos sentidos psíquicos. Quando está desequilibrado, podemos ter dificuldade em confiar em nossa intuição, e podemos ter problemas para ver o quadro completo, em vez de nos concentrarmos em pequenos problemas, causando assim estresse e ansiedade.
Chacra Coronário/Violeta/Elemento Espiritual
Este chakra está localizado no topo da cabeça. Ele governa nossa conexão com o mundo espiritual, nosso senso de espiritualidade e nossa consciência de nós mesmos e dos outros. Quando está equilibrado, nos sentimos apoiados pelo espírito. Sentimo-nos parte do plano divino, nos sentimos expansivos e sintonizados com nosso eu superior, nossos guias e a força vital universal. Quando está desequilibrado, nos sentimos deprimidos e desconectados, nos sentimos sozinhos e abandonados, e nos falta uma prática espiritual.
A relação entre meditação, chakras e energia psíquica
A meditação é um método para desenvolver ainda mais os sentidos psíquicos, os chakras são canais energéticos que governam esses sentidos psíquicos específicos, e a energia psíquica, ou energia espiritual, é a força vital que nos conecta ao desconhecido e ao invisível.
Através da meditação, podemos acessar e sentir o mundo da energia: a energia que percorre o corpo, a energia que entra e sai de nossos pulmões, a quietude e o espaço entre o mundo físico. Quando estamos neste estado de consciência elevada, temos a capacidade de abrir, fechar e despertar nossos chakras com energia espiritual. A energia espiritual, por sua vez, vem da fonte, ou Deus, e é canalizada através de nossos chakras. Através da meditação, trazemos a energia do cosmos, através de nosso chakra coronário e descendo até nosso chakra raiz, passando por nossos pés, e na Terra. A ideia é conectar-se ao mundo do espírito, mantendo nossa energia ancorada, assim, fazendo com que a energia do espírito e da Terra flua pelo corpo simultaneamente.
Se supreenda mais conhecendo a si mesmo com Astrologia, Númerologia, Cartomancia e muito mais.
Agende agora — 10% de desconto na sua Primeira Consulta!
O chakra da coroa permite a claricognição. O chakra do terceiro olho permite a clarividência. O chakra da garganta permite a clariaudiência, clarigustação e clairolfato. O chakra do coração conecta os chakras superiores e inferiores e permite a empatia. O chakra do plexo solar permite a clairsentience - o "sentimento visceral" que às vezes experimentamos. O chakra sacral permite a clairtangência e as sensações físicas de energia. O chakra raiz ancora a energia espiritual na Terra e nos mantém no corpo físico.
Antes de abrir nossos chakras, é importante pedir aos nossos guias espirituais, entes queridos no espírito, ou a quem e no que acreditamos para nos proteger neste processo.
Mais habilidades psíquicas