Como usar e ler cartas de tarot

É bem provável que você tenha encontrado esta página por um bom motivo: você acabou de adquirir um deck de Tarô, talvez o seu primeiro. Você já dedicou algum tempo virando as cartas e se familiarizando com elas, e está pronto para usá-las. Isso é uma empreitada empolgante - visões sobre o seu passado, presente e até mesmo fatores que influenciam o seu futuro podem ser encontrados nas cartas.

Você pode estar um pouco confuso ou sobrecarregado. Há muitas cartas para dominar (vamos abordar isso em um momento), e se você leu o manuscrito Olhar da Magia que veio junto com o seu baralho, provavelmente está se sentindo apenas um pouco mais perto de se tornar o intuitivo que você sabe que é.

No entanto, com o Tarô, é melhor trocar o medo pela confiança. Quando você terminar aqui, se sentirá muito mais confortável embaralhando, colocando e lendo suas cartas.

Afinal, o que é o Tarô?

Primeiro, um pouco de história - o Tarô começou como um jogo de cartas no século XV. Portanto, embora pareça que ler cartas seja uma prática antiga, o uso do Tarô para adivinhação realmente ganhou destaque no século XVIII. Como o Tarô lida com arquétipos (ou símbolos universais), os significados de cada carta e as histórias que esses significados contam abrangem cultura, continente e tempo.

Você pode ter visto o Tarô sendo apresentado como um meio de prever o futuro - até mesmo de mudá-lo - mas as cartas são realmente mais úteis para reflexão e tomada de decisões empoderadas. A partir dessa perspectiva, o Tarô pode apenas auxiliar em sua jornada rumo à realização.

Por que algumas cartas são naipes, enquanto outras não?

Se você deu uma boa olhada em suas cartas, terá notado que algumas têm nomes distintos e são numeradas de zero a 21 (ou de um a 22, dependendo do baralho), enquanto outras são numeradas da mesma forma que você veria em um baralho tradicional, com ases, reis e rainhas. As cartas sem naipes formam os arcanos maiores. Aquelas que são rotuladas como espadas, bastões, copas e pentáculos compõem os arcanos menores. Um baralho padrão tem 78 cartas: 22 nos arcanos maiores e 56 nos arcanos menores.

O que há nos Arcanos Maiores?

Os Arcanos Maiores são compostos por cartas que representam diretamente arquétipos e sugerem temas e lições importantes aos quais o consulente (o sujeito da leitura) deve prestar atenção.

Existem muitas cartas em seu baralho que simbolizam mudanças iminentes. Se cartas dos Arcanos Maiores - como Morte ou A Torre - aparecerem, isso significa que as mudanças serão grandes, importantes e uma oportunidade para uma lição que pode alterar a vida.

É claro que nem todas as cartas que compõem os Arcanos Maiores são iguais. Dependendo do seu baralho - e eles estão disponíveis em números crescentes e cada vez mais criativos - alguns nomes de cartas podem ser alterados. Certifique-se de ler sobre o seu baralho para entender todas as suas peculiaridades.

Aprenda tudo sobre os significados das cartas dos Arcanos Maiores.

O que há nos Arcanos Menores?

Os Arcanos Menores representam as alegrias, triunfos, esperanças, medos, aborrecimentos e desafios que vivenciamos diariamente. A palavra "menor" não implica que essas questões não sejam importantes; isso apenas significa que são mais temporárias e têm menos alcance do que aquelas que você verá nas cartas dos Arcanos Maiores. Também são mais fáceis de serem enfrentadas.

Os Arcanos Menores são divididos em quatro naipes - paus, espadas, copas e ouros, tradicionalmente - e cada naipe está relacionado a uma faceta da experiência humana. Os paus representam ação e motivação; as espadas representam processos de pensamento e tomada de decisões; as copas representam sentimentos e emoções; e os ouros representam o mundo material, como trabalho e finanças.

Alguns baralhos podem misturar isso, mas os significados geralmente permanecem os mesmos.

Aprenda tudo sobre os significados das cartas do Arcano Menor.

Pronto para uma leitura?

Este curso intensivo tem levado a um objetivo simples, estar pronto para fazer uma leitura para si mesmo, ou em breve, talvez para outras pessoas. Se você ouviu dizer que é considerado inadequado fazer leituras para si mesmo, saiba que isso é um mito. Na verdade, usar as cartas para obter percepções é uma das maneiras mais rápidas de começar a ser honesto consigo mesmo, e tudo o que você precisa é embaralhar as cartas.

Existem várias formas de jogar o Tarot para experimentar. E embora seja tentador fazer uma disposição de dez cartas no formato da Cruz Celta, é melhor começar com algo um pouco mais básico, porém igualmente poderoso. Uma disposição de três cartas é ao mesmo tempo esclarecedora e versátil.

Como Fazer a Disposição de Três Cartas:

Comece embaralhando o baralho enquanto contempla sua pergunta. Você pode querer cortar o baralho embaralhado em três pilhas e depois reuni-lo antes de escolher suas cartas, ou talvez não—faça o que parecer certo. Da mesma forma, você pode querer espalhar as cartas viradas para baixo e movê-las antes de escolher, em vez de dividir o baralho. Como você embaralha é totalmente com você—o aspecto mais importante é sua concentração inabalável na pergunta que você quer responder.

Retire três cartas do topo do baralho e posicione-as para serem lidas da esquerda para a direita. Este formato pode parecer simples, mas também é muito versátil. Você pode usar as cartas para representar o passado, presente e futuro, ou situação, ação e resultado. Se você estiver fazendo uma leitura sobre relacionamentos, pode até designar a primeira carta como você mesmo, a segunda como seu parceiro (ou potencial parceiro) e a terceira como a relação entre vocês dois. Apenas não altere os parâmetros da pergunta durante a leitura!

Não se preocupe se você ainda não conhece o significado de todas as cartas - afinal, são 78 no total. Uma parte importante da leitura do Tarot é desenvolver sua própria intuição. Domine as palavras-chave associadas a cada carta - use seu manuscrito Olhar da Magia ou veja aqui no site mesmo como referência - e lembre-se de que as ilustrações estão lá por um motivo, provavelmente um fator que o atraiu para o seu baralho! Observe as cartas de perto, note como elas se relacionam entre si - procure por conexões; elas devem contar uma história. O mais importante é não se preocupar com a perfeição. O tempo, a prática e uma mente aberta serão seus aliados nessa jornada.

Agora, pare um pouco, embaralhe o seu baralho e faça uma leitura de três cartas. Você está no caminho certo para ler o Tarot como um de nós.