Saturno: O Planeta do Karma
Saturno não torna as coisas fáceis. Esse é o papel do supervisor do zodíaco. Saturno nos ordena a trabalhar e a trabalhar duro. Disciplina e responsabilidade são importantes para este planeta, mas se estamos ansiosos para conquistar o mundo, isso também é válido.
Muito parecido com o Pai Tempo, Saturno nos pede para olhar para o relógio (seu glifo, afinal, é a foice de Cronos, o Deus do Tempo). Há tempo para tudo o que queremos fazer, ou existem limites? Essas limitações são importantes para Saturno, e precisamos aprender a lidar com elas. Restrições são a província deste planeta, assim como qualquer forma de disciplina ou atraso.
Em consonância com a passagem do tempo, Saturno governa a velhice juntamente com as lições que ela nos ensina. Aprender as lições da vida é fundamental para este planeta, de acordo com seu papel de professor. A majestade da idade avançada também traz consigo um certo senso de tradição, convencionalidade (nossos padrões de comportamento aprendidos) e sabedoria, e Saturno está atento a essas características. Este planeta aplaude nossa perseverança e o fato de termos resistido ao teste do tempo (sim, o tempo surge novamente). Esse status sênior traz ainda uma medida de autoridade, e Saturno também domina isso.
Estrutura, ordem e a forma como conduzimos nossos assuntos são todos governados por este planeta anelado. A contração e o controle dos ativos também são importantes aqui. Por último, Saturno, novamente em seu papel de professor, preocupa-se com o karma e as lições que as experiências passadas podem trazer.
Saturno leva de 28 a 30 anos para completar sua órbita ao redor do zodíaco. É uma energia masculina e governa tanto Capricórnio quanto Aquário, e as Décima e Décima Primeira Casas.