Assim como todos os outros planetas, Mercúrio possui um ciclo de separação e retorno entre si e o sol, conhecido como seu ciclo sinódico, a partir da raiz grega synod que significa 'encontro'. Estudado metaforicamente, isso cria uma experiência cíclica de Mercúrio semelhante à lua e seus ciclos de nascimento, plenitude, morte e renascimento, e ajuda a expandir nossa compreensão de Mercúrio além dos períodos binários simplistas de retrogradação infernal e salvação.
A cada quatro meses, e aproximadamente três a quatro vezes por ano, Mercúrio entra em retrogradação por cerca de vinte e dois dias. Como parte desse ciclo, Mercúrio realiza quatro movimentos-chave....
Primeiro, Mercúrio faz sua estação retrógrada. Em seguida, ele se conecta ao sol em sua conjunção inferior. Depois, Mercúrio faz outra estação, dessa vez movendo-se para frente no céu. Por fim, Mercúrio se reconecta ao sol em sua conjunção superior.
Antes de iniciar o período retrógrado, Mercúrio aparece no céu ocidental ao entardecer como uma estrela vespertina, onde alcança sua máxima distância do sol. A partir daí, Mercúrio parece se aproximar do horizonte a cada noite até desaparecer completamente da vista; para os antigos observadores do céu, isso significava que Mercúrio havia feito sua simbólica descida ao submundo.
Durante todo o período de Mercúrio retrógrado, os horários ficam confusos e os relacionamentos se complicam; dizemos coisas erradas no momento errado e podemos ver nossos planos mais importantes frustrados por mal-entendidos. Mercúrio, em sua forma de brincalhão, utiliza todas as suas táticas mais astutas para nos obrigar a prestar atenção, provocando-nos a interromper nossa marcha incessante para que ele possa destacar, de forma útil, onde as revisões são mais necessárias.
No ponto intermediário do trânsito retrógrado de Mercúrio, Mercúrio faz o que é conhecido como uma conjunção "inferior" com o sol, reiniciando o ciclo sinódico de Mercúrio. A conjunção inferior também pode ser considerada uma espécie de lua nova para Mercúrio: tendo sido purificado e preenchido pelos raios do sol, Mercúrio está pronto para um novo ciclo de aprendizado que se desenrola nos próximos 116 dias.
Separando-se do sol, Mercúrio continua seu ciclo retrógrado até que ele retome a direção direta e pareça mover-se lentamente para a frente novamente; eventualmente, Mercúrio reaparece no céu ao amanhecer como a triunfante estrela da manhã.
Após atravessar os terrenos sagrados do submundo e sobreviver para contar a história, Mercúrio ganha velocidade até se mover ainda mais rápido que o sol. Cerca de 58 dias após a "conjunção inferior", Mercúrio faz sua "conjunção superior" com o sol; semelhante a uma lua cheia para Mercúrio, desfrutamos de um momento de conhecimento e realização relacionado às sementes plantadas na conjunção inferior de Mercúrio. Esses pensamentos e planos podem continuar sendo desenvolvidos até sua conclusão natural, perto do início do próximo Mercúrio retrógrado, à medida que começamos a nos preparar para outro ciclo de aprendizado.
Temas do Mercúrio Retrógrado: contratempos frustrantes (como remessas perdidas, e-mails enviados incorretamente ou não recebidos, atrasos em viagens, erros de agendamento), reconexão com amigos e amores antigos, um período de revisão intensa e aprendizado aprimorado, comunicações equivocadas, ser forçado a diminuir o ritmo, dar um passo atrás para dar dois passos à frente.