Urano fica retrógrado quase 41% do ano, portanto, é relativamente comum ter Urano retrógrado no mapa astral.
Os planetas retrógrados no mapa de nascimento são às vezes descritos como incapazes de se expressar completamente ou como tendo maneiras excêntricas e indiretas de manifestar sua influência. É comum também a ideia de que os planetas retrógrados no mapa astral só começam a se manifestar com sucesso mais tarde na vida, após muita introspecção e ajuste....
Na astrologia tradicional, no entanto, os planetas retrógrados não são vistos apenas como equivocados, mas como estando completamente enfraquecidos. Velocidade e visibilidade eram considerações importantes para os astrólogos antigos, e nesses aspectos, os planetas retrógrados estavam em desvantagem. Planetas de movimento rápido eram interpretados como ativos e capazes de trazer suas significações, enquanto planetas de movimento lento, como os retrógrados, eram considerados demasiadamente lentos para desempenhar adequadamente sua função. Vale ressaltar que os planetas exteriores - Urano, Netuno e Plutão - ainda não haviam sido descobertos quando os astrólogos antigos estavam elaborando suas opiniões sobre os planetas retrógrados.
Em geral, o retrógrado de Urano no mapa astral é considerado menos impactante do que um planeta pessoal retrógrado, como Mercúrio ou Vênus. Os efeitos do retrógrado de Urano no mapa astral ganham mais intensidade se Urano forma aspectos fortes com outros planetas ou pontos, especialmente o sol, a lua e o ascendente.
A responsabilidade de Urano no mapa astral é nos despertar para a verdadeira liberdade, nos impulsionando a sair da complacência através de subsequentes rupturas e avanços. Onde quer que Urano seja encontrado no mapa astral, é uma área da vida na qual podemos nos sentir excessivamente confinados, mesmo que não estejamos; ao longo da vida, podemos elaborar um plano de fuga, tentando nos libertar das correntes da responsabilidade.
Um Urano proeminente, seja direto ou retrógrado, geralmente indica que o detentor do mapa deve encontrar uma maneira de lidar com a energia ardilosa de Urano, traçando um caminho intermediário entre inovação inspirada e rebelião sem sentido. De forma positiva, isso geralmente leva aqueles com posições proeminentes de Urano a altos níveis de autonomia e autoidentificação. Quando mal expressa, as influências uranianas podem eclodir como explosões erráticas de genialidade que não encontram expressão adequada na realidade material. Aqueles com Urano retrógrado no mapa astral podem precisar gastar considerável energia para conciliar sua necessidade de individualidade e liberdade.