Simbolismo e Mito de Peixes
A constelação conhecida como Peixes tem sido associada a muitas figuras divinas na história, como Poseidon/Netuno, Cristo, Vishnu e a deusa suméria Inanna. Peixes é a palavra em latim para "peixe" e, na mitologia grega, essa constelação representa o peixe koi que salvou Afrodite e seu filho Eros do monstro marinho Tífon.
Como recompensa, os dois peixes foram colocados nos céus para brilhar pela eternidade. Vênus, a versão romana de Afrodite, diz-se ter uma posição exaltada em Peixes, uma afinidade que remete à sua gratidão pela hospitalidade e ajuda dos peixes.
Elemento, modo e estação de Peixes
Final do Inverno
A temporada de Peixes no zodíaco tropical ocidental começa em 19 de fevereiro, marcando a fase final do inverno no Hemisfério Norte. Este é o momento do ano em que o frio do inverno está começando a ceder para a chegada do calor da primavera, e os dias continuam a aumentar em luz. A sensação sazonal subjacente de que o crescimento e a renovação estão prestes a retornar ao mundo é espelhada nas reflexivas e criativas imaginações internas do arquétipo de Peixes.
Modo Mutável
Peixes é o quarto e último dos signos mutáveis na roda do zodíaco, que todos possuem uma energia de mudança, liminalidade e adaptação no final de uma estação e no início da próxima. Peixes inicia a última fase do inverno, quando a estação fria está menos estabelecida, contribuindo para as qualidades fluidas e mutáveis do signo de Peixes.
Elemento Água
O elemento de Peixes é a água, o segundo elemento mais pesado, considerado pelos antigos astrólogos como a forma fluida, adaptável e tangível da matéria. A água representa o princípio de umedecimento e coesão que une e conecta todas as formas da natureza.
Sem ela, nada que tenha uma forma material poderia se "manter" unido. A água fertiliza a terra para que a natureza e a criatividade possam incubar e florescer. A criatividade, intuição, imaginação e habilidades inter-relacionais fortes de Peixes são todas semelhantes à conectividade do elemento água.
Regência Planetária de Peixes
Domícilio de Júpiter
Na astrologia clássica, Júpiter é o regente tanto de Sagitário quanto de Peixes. Acreditava-se que Sagitário era o domicílio diurno de Júpiter, enquanto Júpiter encontrava uma segunda casa noturna em Peixes, um signo sensível e profundo. Júpiter tem uma afinidade completa com as tendências imaginativas e espirituais desse signo, mas, por estar em sua casa noturna, esses temas adquirem uma expressão mais interior e meditativa.
Essa colocação apresenta uma versão mais ponderada, reflexiva e suave da energia ousada de Júpiter. Peixes é potencialmente o arquétipo de um buscador mais privado e misterioso do que o extrovertido e efusivo Sagitário. Aqueles que nascem com Júpiter no signo dos Dois Peixes tendem a ter uma forte crença nas forças invisíveis do universo e frequentemente são buscadores e professores místicos.
Detrimento de Mercúrio
Peixes está em polaridade com o signo mutável da terra, Virgem. Regido por Júpiter, Peixes gosta de buscar, expandir e dissolver fronteiras, enquanto Virgem, regido por Mercúrio, gosta de organizar o mundo material, focar nos detalhes e buscar a perfeição. Quando no signo oposto ao seu domicílio preferido, Mercúrio é dito estar em detrimento, ou em certa desvantagem em Peixes.
Imagine o planeta da comunicação clara e da informação tendo que viver no mundo filosófico e ilimitado de Júpiter. Mercúrio pode se perder, seguindo aventuras e histórias tangenciais, e teria dificuldade em comunicar e traduzir suas ideias.
O resultado é que Mercúrio precisa se adaptar e traduzir as grandes ideias filosóficas de Júpiter para conversas do dia a dia. Isso pode se manifestar como o uso poético e épico da linguagem e a busca pela verdade e significado em todos os empreendimentos intelectuais.
Isso também pode significar que aqueles que nascem com essa colocação podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas do cotidiano e podem frequentemente sonhar acordados ou perder a noção do tempo. Eles podem precisar se esforçar mais para criar estrutura intelectual e ir direto ao ponto. E embora essa combinação planeta-signo possa apresentar desafios e maneiras pelas quais esses indivíduos precisam aprender no próprio ritmo, ela também pode produzir poetas e compositores.
Exaltação de Vênus
Já que Vênus está exaltada no signo oposto, Peixes, diz-se que ela está em queda em Virgem. Embora não esteja em seu domicílio, Vênus ainda está posicionada de forma muito poderosa em Peixes, como uma convidada de honra respeitada. No signo noturno de Júpiter, ela tem acesso a recursos únicos que a ajudam a expressar alguns de seus dons e habilidades mais positivos.
Os poderes de Vênus em amor, atração, beleza e arte se mesclam bem com as energias espirituais e afirmativas de Júpiter, conferindo aos nativos com essa colocação um pouco mais de sorte ou facilidade nesses assuntos. Isso pode produzir pessoas muito doces, sensíveis e amorosas, que se sacrificam pelo bem dos outros. Os nativos com essa colocação também podem ter talentos criativos fortes, levando sua arte a níveis transcendentes e inspiradores.
Regente Moderno: Netuno
As circunstâncias da descoberta de Netuno são tão transcendentais e misteriosas quanto as significações desse planeta. Inspirados pelas perturbações na órbita de Urano, os descobridores de Netuno seguiram cálculos teóricos e uma espécie de "fé" científica em sua existência.
Acontece que ele foi observado durante séculos antes, mas foi confundido com uma estrela fixa azul. A afirmação da existência de Netuno parece ter se desdobrado quando as percepções e invenções do mundo alcançaram uma realidade em expansão sobre quão vasto é verdadeiramente o nosso universo.
Os estados ilusórios aos quais Netuno está conectado podem até estar relacionados à forma como ele lança uma ilusão sobre os astrônomos até que eles entendam o que estão vendo. Os temas inspiradores e inovadores que cercam a descoberta de Netuno se encaixam em como Netuno conquistou suas significações e sua conexão como um sub-regente moderno de Peixes, o signo da imaginação.
Regência da Casa de Peixes
A Décima Segunda Casa
No sistema moderno de astrologia da Décima Segunda Letra do Alfabeto, cada signo do zodíaco rege uma das doze casas no mapa astral. Essa inovação foi criada por astrólogos psicológicos para combinar as afinidades dos signos com os tópicos relacionados às casas.
Pisces foi atribuído a décima segunda casa do isolamento, confinamento e recolhimento, uma vez que o território profundo, reflexivo e interior de Peixes se alinha com as preocupações dessa casa. Como Peixes é regido pelo esperançoso Júpiter e pelo transcendente Netuno, esse sistema convida essas sub-assinaturas planetárias filosóficas e espirituais para a décima segunda casa.
A Décima Primeira Casa
Na astrologia clássica, Júpiter, o regente planetário de Peixes, encontrava sua "alegria" na décima primeira casa do "bom espírito" no mapa astral. Essa casa, associada a amigos, alianças, esperanças e presentes, é um lugar natural, afirmativo e feliz para Júpiter estar.
Como Júpiter gosta de expandir e afirmar crenças e fé, essa casa fala sobre as oportunidades que estão disponíveis quando nos sentimos pertencentes a uma comunidade amorosa. Com uma conexão com o regente planetário de Peixes, essas comunidades podem ser sociais, mas também espirituais, fornecendo encorajamento, validação e apoio. A décima primeira casa está associada às alianças que formamos e aos presentes que recebemos em nossos papéis públicos ou sociais, talvez como uma extensão de nossas atividades profissionais.
Características de Peixes
Personalidade
Os traços de personalidade de Peixes derivam de suas qualidades receptivas, femininas ou yin, tornando este signo orientado para a contemplação e o envolvimento com a consciência interior. Presente tanto em uma mulher de Peixes quanto em um homem de Peixes, aqueles que nascem com os Peixes como seu signo ascendente, solar ou lunar têm uma dinâmica mística, intuitiva e transcendental no cerne de sua personalidade, um eco do despertar sazonal no final do inverno.
Como signo mutável, Peixes possui qualidades adaptáveis, fluidas e mutáveis. Aqueles com o signo dos Dois Peixes proeminentes em seus mapas astrais são buscadores sensíveis que têm o potencial de trazer uma energia espiritual e curadora para seus relacionamentos e comunidades.
Pontos fortes
Os principais pontos fortes de Peixes podem ser encontrados em sua natureza terna, simpática e receptiva. Naturalmente compassivos e empáticos, os piscianos têm a predisposição de oferecer dons espirituais e artísticos ao mundo. Eles são os poetas, músicos, pintores e conselheiros intuitivos em nossas comunidades.
Com a influência de Júpiter na fé, crença e senso de propósito superior, os piscianos podem ser contados para oferecer ajuda e apoio curativo a qualquer pessoa que precise. Esses nativos tendem a seguir o curso da vida em seu próprio ritmo e seguem um sentido interno de que a vida está se desdobrando como deveria.
Idealistas e imaginativos, aqueles que nascem sob o signo dos Dois Peixes têm uma qualidade fora deste mundo e parecem manter um senso de inocência e admiração durante toda a vida. Esses nativos frequentemente acreditam no bem dos outros e provavelmente darão o benefício da dúvida.
Quando se apaixonam, os piscianos o fazem completamente e darão muito de si mesmos aos amigos e parceiros para nutrir desinteressadamente uma conexão. Os nativos de Peixes parecem nascer com um canal aberto para o outro lado, e aqueles com posições proeminentes de Peixes em seu mapa astral são frequentemente místicos, médiuns e psíquicos.
Enquanto o restante de nós pode superar as fantasias brincalhonas de nossa infância, há uma parte da personalidade de Peixes que nunca se torna totalmente prática ou apegada a posses materiais. Eles frequentemente se retiram para uma solidão meditativa para recarregar e contemplar, uma prática que é especialmente importante para essas almas sensíveis. Com poucos apegos, sua natureza mutável está pronta para se mover e se adaptar a novos ambientes ou ideias, tornando difícil ficarem entediados ou presos na rotina.
Como o décimo segundo e último signo do zodíaco, o arquétipo pisciano é o da alma antiga que pode estar vivendo sua última encarnação antes de ascender aos céus.
Fraquezas
Algumas fraquezas potenciais do arquétipo de Peixes estão enraizadas em suas grandes qualidades. Embora os nativos deste signo sejam ternos e simpáticos, podem levar certos comentários muito a sério e se ferirem facilmente emocionalmente. Muitas vezes criativos e artísticos, os piscianos podem ter dificuldade em materializar seus interesses em um meio de subsistência tangível e funcional. Ser naturalmente adaptável e mutável pode ser uma vantagem, mas também pode dificultar para esses nativos seguirem adiante ou se dedicarem a detalhes tediosos.
Seguindo seu próprio senso de tempo e frequentemente se distraindo, aqueles nascidos sob o signo dos Dois Peixes precisam encontrar uma maneira de serem atentos e respeitosos com o tempo dos outros. Aqueles nascidos sob a influência benevolente de Júpiter gostam de acreditar no bem dos outros, mas devem ser discernentes.
A abnegação e o sacrifício de si mesmo são belos dons que os piscianos oferecem, mas isso pode levá-los a se tornarem muito necessitados, vulneráveis e codependentes em relacionamentos amorosos. Pode ser uma realidade triste de aceitar, mas esses nativos precisam perceber que os outros podem se aproveitar demais se eles não conseguirem construir sua resiliência, estrutura e autonomia.
Quando se trata de oferecer seus dons ao mundo, os limites são de extrema importância para preservar a energia de Peixes. Como todos os signos de água, Peixes é vulnerável à absorção de energias tóxicas, então, se eles estão oferecendo trabalho de cura ou aconselhamento, precisam ter práticas de limpeza.
Exercícios de respiração, saunas, defumações e visualizações protetoras da aura são todas formas pelas quais esses nativos podem manter a saúde psíquica. Apreciar a solidão, assim como se recolher de tempos em tempos para recarregar, são práticas importantes para Peixes também, no entanto, isso precisa ser mantido em equilíbrio, pois há perigo em se afastar por muito tempo.
Esses nativos podem começar a sentir medo de ressurgir e podem se perder em escapismo, automedicação e evasão. Será importante para os piscianos buscar apoio e aconselhamento para si mesmos se sentirem sobrecarregados pelo peso da dor emocional do mundo, além de atender às suas próprias necessidades emocionais.
As crianças de Peixes serão bem-nurturadas se forem apoiadas em seus talentos criativos e encorajadas a equilibrar sua natureza doce e generosa com limites saudáveis. O jogo às vezes pode ser agitado, então esses pequenos precisam de orientação sobre como não se deixar afetar pela insensibilidade dos outros.
Propósito de vida e carreira de Peixes
Mantra e Propósito
A voz da empatia, idealismo e misticismo se manifesta no mantra de Peixes: Eu acredito. Aqueles nascidos sob o signo dos Dois Peixes encontram propósito em explorar o desconhecido, em serem de serviço e na expressão criativa única. Operando no modo mutável, Peixes se adapta e compartilha seus dons de cura com suas comunidades, canalizando suas ideias transcendentais em projetos criativos.
Com um pé neste mundo e um pé no próximo, Peixes busca construir uma ponte entre o reino espiritual e as realidades mundanas do dia a dia. Eles estão aqui para nos lembrar que tudo é sagrado e que todos nós temos uma centelha do divino dentro de nós.
Todos nós temos Peixes em algum lugar de nosso mapa astral, então podemos observar a casa que é regida pelos Dois Peixes para encontrar a área específica de nossa vida que abordamos de maneira idealista e intuitiva, ou onde precisamos invocar mistério e criatividade para dominar.
Peixes no Trabalho
A natureza expansiva, adaptável e imaginativa de Peixes os torna especialmente adequados para empregos onde possam curar e apoiar, ou ser criativos e imaginativos. Isso pode se manifestar em diversas profissões e funções, mas dificilmente será encontrado em empregos de ritmo acelerado, arriscados ou estressantes.
Esses indivíduos podem precisar cultivar um ambiente de trabalho seguro e privado, onde possam se conectar, sonhar e seguir sua intuição. Rotina ou estrutura não são naturais para os nativos de Peixes, então eles podem aproveitar as habilidades do signo oposto, Virgem, para aprender a criar uma agenda e uma sensação de ordem material. Dito isso, os piscianos ainda são muito produtivos quando deixados por conta própria, pois muitas vezes estão seguindo uma visão ou plano que os outros ainda não percebem.
Aqueles que têm o signo dos Dois Peixes proeminente em seus mapas astrais podem não se encaixar em muitos empregos convencionais e podem precisar usar seus poderes de adaptação para criar novas profissões que ainda não existem.
A compaixão e os talentos de cura de Peixes, assim como a conexão da décima segunda casa com instituições, podem levar esses indivíduos a papéis como médicos e enfermeiros em hospitais. Eles também podem cuidar daqueles que estão isolados em prisões e instalações de saúde mental. Esses indivíduos também podem trabalhar em reabilitação, ajudando pessoas a se curarem em um nível mais profundo de trauma e vício.
Os piscianos são naturalmente terapeutas e conselheiros, e podem se adequar a papéis de psiquiatria e psicologia. Nesse campo, esses indivíduos podem usar suas habilidades receptivas e de escuta para apoiar o crescimento e estratégias de vida positivas.
Com interesse em espiritualidade e fé, Peixes pode ser atraído por papéis de liderança em comunidades religiosas. Aqui, podemos vê-los como capelães ou pastores em serviços religiosos, ou em retiros tranquilos como monges ou freiras. Esses indivíduos podem explorar muitos aspectos da devoção religiosa e estão interessados nas mensagens universais por trás dos vários sistemas de crenças do mundo.
Por sua natureza mística, esses indivíduos têm curiosidade pelo oculto e podem ir além das normas da sociedade para praticar a devoção espiritual. Eles podem ter sistemas de crenças alternativos ou trabalhar como médiuns, videntes ou clarividentes.
Profissões relacionadas ao bem-estar de todos os tipos são muito adequadas para Peixes, e podemos encontrar esses indivíduos ensinando yoga, nutrição e meditação em suas comunidades locais. Eles podem preferir atender pessoas individualmente, onde podem oferecer cuidados personalizados e práticas que atendam às necessidades únicas de seus clientes.
Os piscianos podem se dedicar a profissões relacionadas à água, como seus arquétipos de peixes, como marinheiros, mergulhadores, nadadores e salva-vidas. Eles também podem desfrutar de papéis em biologia marinha ou como oceanógrafos, com a proteção ambiental em mente.
Aqueles com forte influência dos Dois Peixes em seus mapas astrais podem ser encontrados em profissões criativas de todos os tipos. Com a conexão moderna ao ilusório Netuno, muitos desses indivíduos trabalham na indústria cinematográfica, seja na frente ou atrás das câmeras. Peixes frequentemente são músicos naturais, poetas, escritores de fantasia e artistas, e exploram mensagens universais por meio de suas diversas formas de expressão.
Compatibilidade com Peixes
Ao explorar a compatibilidade geral na astrologia, é importante considerar mais do que o signo solar, pois o signo ascendente, a lua e outros alinhamentos e aspectos planetários contarão toda a história nos relacionamentos. Dito isso, os nativos de Peixes tendem a se dar melhor com os signos de água e os signos de terra; e podem precisar se esforçar mais nos relacionamentos com os signos de fogo e os signos de ar.
Signos de Fogo
Os sensíveis e reservados piscianos podem achar os signos de fogo voláteis e impulsivos os mais desafiadores para se relacionar. Os signos de fogo têm uma franqueza e intensidade que esses nativos gentis podem achar avassaladoras.
Por exemplo, sendo signos adjacentes no círculo do zodíaco, Áries e Peixes têm pouco em comum. De muitas maneiras, eles são bastante opostos, mas não de uma maneira complementar. Áries, governado por Marte, é assertivo e individualista, enquanto Peixes, governado por Júpiter, é reflexivo e abnegado. Eles podem ter lições a ensinar um ao outro, mas podem ser fundamentalmente diferentes demais para se fundirem verdadeiramente.
Sagitário e Peixes compartilham uma regência de Júpiter, o que pode ajudá-los a encontrar afinidades e se relacionar. Ambos são buscadores místicos e idealistas, mas têm maneiras muito diferentes de explorar esses temas. Sagitário gosta de perambular, enquanto Peixes precisa se recolher, então eles podem não concordar sobre como passar o tempo juntos. Além disso, seus signos formam um aspecto de quadratura um com o outro no zodíaco, o que pode indicar atrito.
Leão e Peixes também não têm nada em comum em termos modais ou elementais. É como se eles tivessem dificuldade em "ver" e entender a natureza diferente um do outro. As paixões egocêntricas de Leão podem entrar em conflito demais com as ideias profundas e universais de amor de Peixes. Leão pode se sentir esquecido ou negligenciado quando Peixes se recolhe em solidão, tornando desafiador para esses dois encontrarem um ritmo mútuo.
Signos de Ar
Rápidos, ágeis e sociais, os signos de ar podem, a princípio, ser divertidos e refrescantes no mundo isolado e reservado de Peixes, mas, em última análise, esses nativos podem achar os signos de ar muito tagarelas e frenéticos para relaxar completamente.
Gêmeos e Peixes formam um aspecto de quadratura um com o outro no círculo do zodíaco, então suas naturezas muito diferentes podem tender a trabalhar em sentidos opostos. Embora compartilhem um modo mutável, são diferentes em todos os outros aspectos. Gêmeos é inquieto, falante e está constantemente fascinado por fatos e informações, enquanto Peixes é reflexivo, lento para falar e focado em verdades universais. Eles podem encontrar poucos pontos em comum.
Libra e Peixes têm algumas semelhanças. Ambos tendem a ser pacíficos e buscam a calma e o equilíbrio em suas vidas. Libra é mais extrovertido e Peixes é mais reservado, então eles podem não compartilhar o mesmo espaço com muita frequência. Libra também tenta manter a conversa leve e superficial, enquanto Peixes deseja aprofundar, o que torna difícil para eles se unirem a longo prazo.
Aquário com Peixes estão adjacentes um ao outro no círculo do zodíaco e não compartilham nenhum elemento, modo ou regente planetário em comum. Aquário é seco e distante, enquanto Peixes é sensível e sentimental, então eles falam linguagens de amor muito diferentes. Pode não ser uma combinação satisfatória a longo prazo.
Signos de Água
Os signos de água são uma combinação adorável para a sensibilidade e inteligência emocional de Peixes, com a maior afinidade. Eles falam uma linguagem da alma semelhante e compartilham uma corrente psíquica, criativa e intuitiva entre eles que transcende as palavras.
Câncer com Peixes é uma combinação doce, sensível e carinhosa. Ambos estão interessados em trabalhos de cura e adorarão compartilhar privacidade isolada. Eles formam uma boa equipe e concordam em como criar um lar e uma vida harmoniosos. Eles entendem e se solidarizam com os sentimentos profundos um do outro, oferecendo apoio empático um ao outro.
Peixes e Escorpião compartilham um amor pelo místico e provavelmente explorarão ideias espirituais e filosóficas no relacionamento. Esta é uma combinação complementar que é inatamente intuitiva, criativa e transcendental. Eles compartilham um amor pelo mistério e pelas profundezas da mente e da alma. Escorpião é o mais corajoso dos dois, inspirando Peixes a sair da zona de conforto.
Peixes com Peixes potencialmente têm a maior afinidade e compreensão entre eles, no entanto, podem ser tão parecidos que se perdem em um mundo criado por eles mesmos. Eles podem ser colaboradores criativos e explorar práticas espirituais juntos, mas precisarão lembrar de reservar tempo para sair de sua solidão meditativa e desfrutar de atividades que os mantenham com os pés no chão.
Signos de Terra
Os signos de terra trazem uma afinidade complementar e elemental para um relacionamento com Peixes, pois a terra prática e estruturada e a água emotiva se combinam bem, ajudando Peixes a ser mais prático e fundamentado.
Peixes e Capricórnio são uma boa combinação, com Capricórnio oferecendo paciência e praticidade ao mundo sonhador dos Dois Peixes. Peixes lembra Capricórnio de seu lado místico, e Capricórnio ajuda Peixes a materializar suas ideias únicas. Eles formam um par inspirador e complementar, e têm muitos recursos benéficos para compartilhar.
Peixes e Virgem são signos opostos no círculo do zodíaco, o que pode criar uma combinação complementar ou polarizadora. Virgem oferece estrutura e atenção aos detalhes para a vida sonhadora de Peixes, e Peixes ajuda Virgem a relaxar e apenas ser. Cada um tem algo que o outro precisa, então juntos eles podem completar o quadro completo, no entanto, suas diferenças podem testar a paciência do outro às vezes.
Peixes com Touro é uma combinação adorável em busca de prazeres. Ambos gostam de aproveitar seu tempo juntos e explorar as indulgências sensoriais que o mundo tem a oferecer. Touro ajuda Peixes a se ancorar em seus corpos e apoia suas necessidades emocionais pacientemente. Peixes ajuda Touro a se manter em contato com os mistérios da vida e a não se tornar excessivamente materialista.
Saúde de Peixes
Na medicina astrológica clássica, quatro temperamentos estavam relacionados a quatro fluidos vitais e quatro constituições essenciais. Peixes é um signo de água e, portanto, está associado ao temperamento fleumático, que era compreendido como frio e úmido. Acredita-se que o temperamento fleumático esteja conectado à umidade e às gorduras no corpo, bem como à produção de fleuma, que lubrifica os tecidos e os protege de infecções. No entanto, a fleuma pode ser a causa de desequilíbrios para a constituição fleumática, muitas vezes produzida em excesso quando Peixes fica doente ou se torna inativo.
Isso representa uma tendência para a constituição fleumática se tornar um pouco fria e sobrecarregada fisicamente e emocionalmente. As pessoas deste signo podem se tornar muito apegadas e sentimentais em seus estados de humor, além de reterem excessivamente água e outros fluidos em seus corpos. Seus tecidos podem se tornar encharcados, frouxos e obstruídos por substâncias tóxicas e emoções, acumulando-se em excesso e não sendo adequadamente eliminados.
A constituição de Peixes tem uma camada adicional que a torna única, que vem do domínio tradicional de Júpiter sobre este signo. Júpiter é considerado um planeta quente e úmido, o que pode, de certa forma, ajudar a aquecer o frescor na constituição pisciana. No entanto, ele traz umidade extra para o corpo, o que pode se manifestar como acúmulo de gases e congestão.
Os nativos de Peixes têm uma resiliência potencialmente extra, mas podem precisar manter seus corpos em movimento e em circulação. Será importante para eles evitar alimentos que produzem muco e apoiar a transpiração e a eliminação adequadas.
Partes do Corpo
Na medicina astrológica clássica, todo o zodíaco era mapeado no corpo humano, com Peixes governando os pés e, internamente, o fígado e o sistema linfático. Seus pés podem ser bastante longos, sensíveis e bem desenvolvidos, com dedos flexíveis parecidos com os dedos das mãos. Os pés de Peixes podem ser vulneráveis ao frio, dores nas articulações e distúrbios como artrite e gota.
O fígado, sendo o órgão de Júpiter, também precisa de proteção e cuidado. Assim como Sagitário, os nativos piscianos se beneficiarão de alimentos amargos e ervas que estimulam a bile digestiva e ajudam o fígado a limpar o sangue de toxinas e subprodutos hormonais.
O sistema linfático também é uma área-chave para esses nativos apoiarem, pois o excesso de toxinas, muco e fluidos estagnados podem bloquear esse sistema de limpeza de circular livremente. O princípio da osmose parece ser uma força ativa para o corpo pisciano, pois eles tendem a absorver impurezas químicas e emocionais de seus ambientes.
Eles também podem ser propensos a resfriados e vírus, e absorver a depressão e as frustrações das pessoas em suas vidas. Alimentos integrais não processados, remédios que fortalecem o sistema imunológico e práticas de limpeza ajudarão os piscianos a proteger seus corpos e auras contra doenças.
Ervas Aliadas
Melissa é uma erva aliada de Peixes, com uma fragrância calmante e aromaterapêutica e qualidades que limpam o fígado e promovem a digestão. Sendo muito relacionada a Júpiter, ela tende a crescer abundantemente, e seu chá e tinturas ajudam a acalmar o sistema nervoso e estimular a bile para promover a digestão de gorduras e a função do fígado. Com suas propriedades relaxantes e elevadoras da ansiedade, ela pode ajudar a confortar os piscianos sentimentais e sensíveis.
Erva-de-são-roberto também está conectada a Júpiter e possui muitos benefícios únicos. Tradicionalmente, era usada em remédios naturais para artrite e gota, sendo que esta última é uma doença à qual os pés de Peixes podem ser vulneráveis. Ela também apoia a saúde do fígado e pode ser usada para curar e limpar os sistemas respiratório, digestivo e nervoso. A erva-de-são-roberto também pode ser usada para tratar ansiedade, cálculos biliares, azia, pressão alta, enxaqueca e neuralgia.
Sálvia tem muitos usos culinários e medicinais que são especialmente benéficos para Peixes. É considerada outra planta jupiteriana e era chamada pelos romanos de "a erva sagrada". A sálvia é de grande utilidade para a constituição fleumática, pois pode ajudar a secar o excesso de umidade e muco a que esses tipos são propensos.
Ela pode estancar qualquer fluxo menstrual excessivo e pode limpar as vias respiratórias ao tratar resfriados. A sálvia também possui uma qualidade elevadora e esclarecedora, e tem sido usada no combate à depressão, neblina mental e sintomas de Alzheimer.
Peixes Esotéricos
Os Três Decanatos de Peixes
Cada um dos doze signos do zodíaco representa uma fatia de trinta graus de uma faixa de constelações de 360 graus que circundam a Terra. Os trinta graus de cada signo podem ser subdivididos em 3 decanatos ou faces de dez graus, cada um com seu sub-regente planetário colocado ao redor do zodíaco em ordem caldeia.
Essas faces podem ser usadas para temporizar rituais mágicos ao buscar evocar e aproveitar o poder planetário de Júpiter. Ao estudar a personalidade pisciana, podemos usar as faces dos Dois Peixes para ajustar o sabor e a nuance dos planetas ou pontos colocados dentro desses graus decanais.
Primeiro Decanato de Peixes: Saturno
Graus 0 a 9 de Peixes são regidos pelo austero Saturno. Isso pode aumentar a disciplina, o discernimento e o estabelecimento de limites para aqueles com planetas ou pontos neste decanato. Aqui, podemos encontrar alguns dos piscianos mais sólidos, sérios e de alma antiga em comparação com os outros decanatos.
Segundo Decanato de Peixes: Júpiter
Graus 10 a 19 de Peixes são regidos por Júpiter. Esta é uma colocação poderosa para Júpiter, uma vez que Peixes é o domicílio noturno deste planeta benévolo. Este decanato intensifica os poderes jupiterianos, tornando aqueles com planetas e pontos nesta face especialmente espirituais, místicos e abnegados. Esses nativos têm maior probabilidade de serem professores religiosos ou mentores de alguma forma.
Terceiro Decanato de Peixes: Marte
Graus 20 a 29 de Peixes são regidos pelo assertivo e determinado Marte. Isso pode ser um pouco de uma combinação incomum, já que Marte é um planeta guerreiro, e Peixes é sensível e cheio de alma. Este decanato pode ter o tema do guerreiro espiritual, onde aqueles com planetas ou pontos aqui são vistos como abraçando causas de caridade ou ajudando os menos afortunados. Também pode haver uma supressão da raiva e uma aversão à confrontação.
Cartas de Tarô de Peixes
Arquétipo Principal: A Lua
O arcano do Tarô que se correlaciona com Peixes é o número 18: A Lua. Independentemente do seu nome, este arcano foi atribuído às qualidades piscianas em suas significações, carregando consigo algumas subassinaturas jupiterianas e neptunianas.
O reino misterioso e noturno que o arcano da Lua retrata é o mundo do arquétipo de Peixes, que surge quando nos sentimos sobrecarregados emocionalmente e confusos sobre qual escolha fazer em seguida. Este arcano alerta para a qualidade ilusória dos sonhos, das ilusões e dos ideais que podem obscurecer nossa clareza no momento. Ele também nos lembra que, quando estamos perdidos em uma tempestade de sentimentos, precisamos reconectar com nosso núcleo e nossa natureza autêntica para navegar por uma realidade alternativa.
A Lua nos ensina como unir o místico ao tangível e aceitar que os dois são um só, para que não fiquemos desestabilizados pelos medos, fobias ou marcas de traumas antigos. Trabalhar com e aceitar que a realidade é multifacetada por natureza nos ajudará a liberar a necessidade de controlar o resultado ou projetar nossos desejos irrealistas em nossas circunstâncias. É um arcano bastante misterioso que nem sempre é imediatamente positivo, mas pode nos ajudar a encontrar clareza e um caminho em direção à autenticidade.
Arcano Menor
8, 9 e 10 de Copas
No Arcano Menor do Tarô, o Naipe de Copas está associado ao elemento água. Aqui, vemos os três decanatos de Peixes atribuídos aos 8, 9 e 10 de Copas, cartas associadas ao fim de um ciclo emotivo, intuitivo e relacional. Essas cartas de Copas nos ajudam a reconhecer nossos sentimentos e instintos, aprofundando-nos nas nuances deles para alcançar o domínio e a plenitude psíquica.
8 de Copas: Saturno em Peixes
O 8 de Copas corresponde ao primeiro decanato de Peixes. Ele carrega a subassinatura reclusa de Saturno e foi referido no Livro de Thoth como a carta da "Indolência".
Esta carta retrata uma figura abatida, aparentemente abandonando uma cena de acumulação e investimento. Ela aponta para um estado de desilusão, quando algo criativo ou relacional com o qual estávamos trabalhando não trouxe a felicidade que esperávamos. Pode haver uma necessidade de se retirar e refletir, ou pode haver uma tentação de evitar uma situação emocional problemática e simplesmente escapar.
A carta da "Indolência" sugere uma crise de estagnação, simbolizando "Peixes é água calma, mas estagnada; e Saturno a paralisa completamente..." (Livro de Thoth)
9 de Copas: Júpiter em Peixes
O 9 de Copas corresponde ao segundo decanato de Peixes. Ele carrega a subassinatura poderosa e benévola de Júpiter em seu signo de domicílio e foi referido no Livro de Thoth como a carta da "Felicidade".
Esta carta é mais estável e próspera do que a carta anterior e talvez represente a resolução da desilusão do número 8. Ela retrata contentamento, satisfação e pode simbolizar a realização de um desejo. Também ecoa a alegria e os dons que Júpiter pode proporcionar, convidando-nos a desfrutar de prazeres e da criatividade.
O número 9 é numericamente dinâmico e nos lembra da natureza transitória de nossa boa fortuna, e de que precisamos estar prontos para nos adaptar se as circunstâncias mudarem. Portanto, é importante estar no momento presente e desfrutar da sorte enquanto dura.
A carta da "Felicidade" é o desfile da culminação e perfeição da força original da Água... (Livro de Thoth)
10 de Copas: Marte em Peixes
A carta do 10 de Copas corresponde ao terceiro decanato de Peixes. Ela carrega a subassinatura potente e assertiva de Marte e foi referida no Livro de Thoth como a carta da "Saciedade".
A carta número 10 representa harmonia, satisfação e bem-aventurança nos relacionamentos. Ela retrata a expressão máxima disso, na unidade familiar amorosa e de apoio. Essa carta simboliza realização, plenitude e contentamento que podem ser alcançados após trabalharmos e evoluirmos para encontrar paz e equilíbrio emocional. Agora podemos confiar em nossa intuição bem desenvolvida com confiança ao seguir em frente.
A carta da "Saciedade" retrata a influência de Peixes como "pacífica e espiritualizada..." (Livro de Thoth)
Signo Ascendente
Pisces ascendant significa que Peixes foi o signo do zodíaco que estava no horizonte leste no momento do seu nascimento. Como um Peixes ascendente, você é regido pela água, e seu planeta regente é Netuno, o planeta da intuição, espiritualidade, sonhos e ilusões.