Asteróides: Ceres

Ceres: Asteroide do Nutrimento

Muito antes do verão estar associado a férias e pausa na escola, a estação era relacionada à deusa Ceres, cuja alegria dizia-se fazer a terra florescer e crescer. Mitologicamente, Ceres era a deusa romana da agricultura, dos cereais, da fertilidade e dos relacionamentos maternais. Nas tradições gregas, ela era conhecida como Deméter e ficou famosa pelo seu relacionamento com sua filha Perséfone. Como conta a história conhecida, Perséfone foi raptada - embora alguns mitos digam que ela foi de vontade própria - para o submundo por Hades, e Deméter passou seus dias em luto.

Depois que ela ameaçou destruir todas as colheitas e alimentos, Zeus ouviu os apelos de Deméter e permitiu que Perséfone retornasse à sua mãe. No entanto, Hades enganou Perséfone para que ela comesse sementes de romã e, portanto, por ter comido a comida do submundo, Perséfone nunca poderia sair completamente, passando metade do ano no submundo e a outra metade com sua mãe na superfície. Isso diz-se ter criado as estações do ano: outono e inverno ocorrem quando Perséfone está no submundo e Deméter está infeliz, e primavera e verão quando Perséfone retorna.

Arquetipicamente, esse mito - e, portanto, Ceres - representa ciclos de perda e retorno, apego em relacionamentos e, em última instância, autocuidado ou cuidado pessoal. Essa poderosa simbologia de autocuidado também se reflete na astrologia com o primeiro asteroide descoberto e o maior deles: Ceres.

Em nosso mapa astral, a energia de Ceres reconhece os papéis paradoxais que desempenhamos como nosso próprio pai e filho. Sua posição nos ensina onde oferecemos facilmente nutrição e cuidado a nós mesmos e o que precisamos para nos sentirmos no nosso melhor física, emocional e espiritualmente - também conhecido como autocuidado.

Embora o autocuidado muitas vezes tenha sido simplificado demais, quando olhamos mais profundamente, ele engloba uma abordagem holística para nos tornarmos nossos próprios melhores cuidadores. Sem um entendimento de nosso Ceres natal, podemos lutar muito com necessidades não atendidas ou confusão sobre como ser os melhores pais para nossas próprias crianças internas. No entanto, com uma exploração mais profunda, este asteroide revela nossas necessidades mais profundas e as maiores prioridades de autocuidado.

Enquanto a Lua em nossos mapas astrais mostra as necessidades e o equilíbrio emocional, e o Sol representa o que nos energiza, Ceres se concentra nas maneiras pelas quais podemos nos nutrir em um nível ainda mais profundo. A posição da Casa desempenha um papel importante nas outras influências em nosso Ceres; no entanto, o signo e os aspectos planetários oferecem pistas sobre diferentes combinações e as necessidades básicas para nossa caixa de ferramentas de autocuidado.

O Significado do Asteroide Ceres no Mapa Astral por Signo e Aspecto

Ceres em Áries ou aspecto com Marte: Praticar esportes e ser ativo melhora sua forma de cuidar de si mesmo, especialmente quando envolve uma boa dose de competição e independência.

Ceres em Touro ou aspecto com Vênus: Nutra e alimente os sentidos por meio de conexões terrenas, como estar em contato com a natureza, desfrutar de boa comida ou cultivar o prazer.

Ceres em Gêmeos ou aspecto com Mercúrio: Estimule a curiosidade através da leitura de livros, assistindo documentários ou se inscrevendo em aulas.

Ceres em Câncer ou aspecto com a lua: O conforto dos seres vem em primeiro lugar, como estar em casa e cozinhar, enquanto se pratica a identificação das necessidades de estabilidade e conexão.

Ceres em Leão ou aspecto com o sol: Encontre mais alegria através da autoexpressão na criatividade, ou até mesmo aproveitando um banho de sol (dentro dos limites, é claro).

Ceres em Virgem ou aspecto com Mercúrio: Manter a ordem na vida cotidiana e se manter organizado(a) pode oferecer uma sensação de cuidado interno, assim como às vezes comunicar em excesso o que você precisa.

Ceres em Libra ou aspecto com Vênus: Nutrir formas de se conectar com a beleza ou explorar arte e design pode despertar mais autocuidado.

Ceres em Escorpião ou aspecto com Plutão: Interesses psicológicos e praticar a vulnerabilidade conectam você à exploração do trabalho da alma necessário para a profundidade emocional.

Ceres em Sagitário ou aspecto com Júpiter: Visão e filosofia levam você ao seu centro ou gravidade, assim como férias ou qualquer forma de expandir horizontes.

Ceres em Capricórnio ou aspecto com Saturno: Um senso de autoridade interna, compromisso e estabilidade despertam sua própria natureza de cuidado.

Ceres em Aquário ou aspecto com Urano: Individualidade e oportunidades para expressar seus dons únicos promovem o autocuidado, assim como qualquer chance de começar algo novo, embora nem sempre signifique concluí-lo.

Ceres em Peixes ou aspecto com Netuno: Meditar, música e encontrar maneiras de estar no fluxo das coisas ajudam a satisfazer as necessidades.